Anuncio top


Anuncio top


Qualidade de vida

Um simples toque

Falar sobre câncer de mama é sem dúvida um tema que ainda causa medo nas mulheres.

Porém, hoje em dia, as perspectivas de quem se depara com o problema são cada vez maiores e melhores, graças a um cuidado muito simples: a detecção precoce pelo autoexame e a mamografia.

Derrubando a barreira do preconceito e adotando um comportamento defensivo e realista, toda mulher deve incluir em sua rotina esse cuidado do autoexame, no mínimo uma vez por mês.

Identificar o câncer em sua fase mais inicial continua sendo o maior aliado para a cura total da doença.

Números

No Brasil, como em outros países, o câncer de mama lidera o ranking dos tumores que mais atinge as mulheres.

De acordo com informações do Instituto Nacional de Câncer, o INCA, há uma estimativa de 59.700 novos casos para 2019.

Desenvolvimento da doença

A doença pode se desenvolver a partir de dois tipos de situações. Em 10% dos casos, através da predisposição genética que passa de mãe para filha.

Os outros 90% dos casos são originados pelo contato com os agentes cancerígenos ao longo da vida da mulher.

Entre os quais, estão alguns tipos de irradiações, hormônios, gordura animal, e até mesmo componentes químicos como por exemplo, alcatrão do cigarro, corantes artificiais, poluição, entre outros.

Ao entrar em contato repetidamente com o organismo, por meio da pele, inalação ou ingestão, essas substâncias provocam uma reação, em algumas células, modificando suas funções.

Com essa mutação, elas passam a comportar-se de forma agressiva, atacando suas companheiras saudáveis e formando uma reação em cadeia.

Todos nós, sem saber, podemos carregar células com potencial de desenvolvimento da doença. Quem leva uma vida menos saudável, e consequentemente se submete com maior frequência aos agentes cancerígenos, acaba por aumentar os riscos.

Por isso que manter hábitos de vida saudáveis continua sendo uma das formas de reduzir o risco de desenvolver a doença. Procure sempre:

– Praticar uma atividade física regularmente;

– Manter uma alimentação saudável;

– Não fumar e não ingerir bebidas alcoólicas;

– Manter um peso corporal adequado;

– Evitar uso de hormônios sintéticos em doses altas.

 

Outubro Rosa

Anualmente no mundo inteiro em outubro é realizada a campanha do Outubro Rosa, com o objetivo de alertar a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Durante todo o mês o tema é abordado para conscientizar as mulheres sobre a importância de realizarem seus exames preventivos.

O câncer de mama pode ser tratado com maior tranquilidade quando em seu início.

Através do autoexame em que a mulher examina os seios apalpando-os cuidadosamente na semana seguinte ao fim da menstruação, pode-se perceber o surgimento de nódulos logo em seu início.

Importante ressaltar que um nódulo no seio não é sinônimo de câncer, pois 80% deles são benignos.

Ao perceber alguma alteração, como caroço, secreção espontânea ou retração da pele, deve-se procurar o médico imediatamente.

Lembrando também que além do autoexame é imprescindível que a partir dos 40 anos, as mulheres realizem anualmente o exame de mamografia, para maior prevenção.

Nunca se esqueça: O diagnóstico precoce pode salvar vidas!

Outubro Rosa – A Safe apoia essa causa.

 

 

 

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *