Anuncio top


Anuncio top


Legislação Qualidade de vida

Um raio X nos rótulos dos alimentos

Você, fabricante de alimentos, está em dia com as obrigatoriedades exigidas pela Anvisa?

Já falamos aqui no blog sobre algumas normas que são fundamentais para os fabricantes de alimentos, e hoje vamos abordar um assunto muito importante: os rótulos.

Informações objetivas e completas nas embalagens dos produtos ajudam os consumidores a fazerem suas escolhas e comprarem alimentos adequados.

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, é obrigatório que a embalagem de todo produto alimentício tenha informações como o nome, a identificação, a origem, a lista de ingredientes, o prazo de validade, o peso líquido, entre outras.

Quais informações precisam constar na tabela nutricional?

Na tabela nutricional precisam constar o valor energético e os dados dos nutrientes como: os carboidratos, as proteínas, as gorduras totais, as gorduras saturadas e as trans, além da fibra alimentar e o sódio.

Nas listas dos rótulos, as informações de cada item devem ser apresentadas por porções, que é a quantidade média do alimento recomendado por pessoa no consumo diário de suas refeições.

As empresas alimentícias são livres para incluir informações adicionais como porcentagem de vitaminas, minerais e colesterol.

Intolerância e alergia alimentar: por que devo me preocupar?

Desde 2016 todo fabricante é obrigado a informar sobre os alimentos que, em sua composição, podem causar alergias, tais como: ovos, leites, glúten, peixes, amêndoas, soja, gergelim, entre outros.

Essa regra foi aprovada pela Anvisa e representou um passo importante para a saúde pública.

Segundo informações da Sociedade Brasileira de Alergia e Imunologia, a ASBAI, problema de alergia alimentar atinge cerca de 5% dos adultos e 8% das crianças no país.

Nos rótulos devem informar caso haja contaminação cruzada no processo de fabricação dos alimentos devido a utilização das mesmas máquinas e equipamentos.

São informações simples como essas que preservam a vida do consumidor. Saiba como a Safe pode te ajudar a cumprir essas obrigatoriedades. Conte conosco para ficar em dia com a vigilância e evitar multas para sua empresa.

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *