Anuncio top


Anuncio top


Qualidade de vida

Transporte sustentável: A bicicleta e seus benefícios!

Por muito tempo, ela foi sinônimo de lazer e esporte, estando presente nos finais de semana de muitas famílias. Mas há um tempo esse cenário mudou e ela tornou-se parte integrante na rotina diária de milhares de pessoas.

Estamos falando da bicicleta que, a cada dia, conquista mais brasileiros nas grandes capitais, como meio de transporte. Muitas empresas, para incentivar o seu uso, estão criando, espaços especiais para que funcionários e clientes possam acomodar suas bicicletas com segurança, e se arrumarem antes do horário de trabalho.

Mobilidade

Mobilidade nada mais é do que o direito e a capacidade que todas as pessoas tem de se locomover de um ponto a outro. É responsabilidade da gestão pública criar planejamentos adequados para que todo o deslocamento urbano, seja feito de forma eficaz e atenda toda a necessidade da população.

Uma ação de infraestrutura para melhorar a mobilidade de quem anda de bicicleta é a criação de novas ciclovias e a ampliação e melhoria das que já existem.

Só na cidade de São Paulo, de acordo com dados da Companhia de Engenharia de Tráfego, a CET, são 498,3 km de vias com tratamento cicloviário permanente, sendo 468,0 km de ciclovias/ciclofaixas e 30,3 km de ciclorrotas. Para facilitar a integração entre modais, atualmente existem 6.544 vagas em 75 bicicletários públicos e 208 vagas em 13 locais com paraciclos públicos, instalados em terminais de ônibus, nas estações de trem, metrô e estacionamentos da CET.

Qualidade de vida

Optar pela bicicleta como meio de transporte é adotar um estilo de vida saudável e barato, já que os investimentos iniciais e despesas com manutenção são mais acessíveis, se comparados com carro ou moto. Pedalar diariamente tonifica os músculos, melhora a coordenação motora e traz inúmeros benefícios para a saúde. Incluir atividades físicas na rotina, protege o corpo de diversas doenças, como:

– Obesidade;

– Problemas cardíacos;

–  Lesões ósseas;

– Retarda o aparecimento de dores nas articulações;

– Reduz o surgimento de diabetes e até mesmo de câncer.

Importante ressaltar que muitas pessoas gastam horas no trânsito. Percursos que levariam 15 minutos chegam a durar mais de 1 hora devido os grandes congestionamentos. Ir de bicicleta reduz o tempo gasto e alivia o estresse gerado por ficar horas preso dentro de um veículo ou transporte público.

Sustentabilidade

Deixar o carro na garagem contribui com o bolso, mas quem também ganha nessa conta é o meio ambiente.

Veículos automotores são grandes fontes de emissão de CO2 nas cidades, que é altamente poluente e um dos responsáveis pelo aquecimento global. A qualidade do ar diminui consideravelmente, causando problemas respiratórios. E ainda a poluição sonora dos motores, que gera estresse e incômodos.

 

Equipamentos de Proteção

Andar de bicicleta diariamente nas vias públicas das grandes capitais pode ser uma aventura um tanto perigosa. O Código de Trânsito Brasileiro autoriza e regulamenta seu uso e ainda determina que tenha prioridades no trânsito. Infelizmente alguns motoristas desrespeitam os ciclistas e colocam suas vidas em risco. Toda a atenção deve ser redobrada para evitar acidentes.

O uso de equipamentos de segurança individual são itens importantes para quem quer adotar a bicicleta como um meio de transporte. Eles garantem mais segurança, evitando machucados e lesões diante de quedas e alguns acidentes.

Capacetes, luvas, joelheiras, caneleiras são alguns dos itens essenciais para proteção dos ciclistas. As bicicletas também podem ganhar acessórios como luzes, sinais sonoros e materiais reflexivos, que facilitam a sinalização e identificação entre os demais motoristas.

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *