Anuncio top


Anuncio top


Legislação Segurança do trabalho

Transportar produtos perigosos deve atender as normas brasileiras

As boas condições dos veículos que realizam transporte de inflamáveis líquidos ou gasosos liquefeitos, bem como sua sinalização e o cumprimento das Normas Regulamentadoras e das Normas Técnicas Brasileiras, são aspectos fundamentais para garantir a segurança total da sociedade brasileira e evitar que sua empresa seja multada.

Principais cuidados

Ao realizar esse tipo de transporte, os condutores devem estar atentos a alguns aspectos, como:

– Condições de pneus, freios e iluminação;

– Existência de vazamento;

– Posicionamento da carga;

– Verificar se não está transportando produtos perigosos juntamente com outros para consumo humano ou animal, que sejam incompatíveis, com risco de gerar reação química.

Os veículos também precisam estar sinalizados de maneira adequada, pois em caso de acidente, cada tipo de produto exige um cuidado diferenciado, tanto no resgate de vítimas, como na limpeza e remoção de resíduos no asfalto.

Devem ser observadas e cumpridas as normas NBR 7500, NBR 7501, NBR 7503, NBR 9735, NBR 13221 e NBR 14619.

A Lei também exige que os profissionais que trabalham com esses produtos, tenham formação e atualização específica, com curso de capacitação para condutores de veículos de transportes perigosos.

Quer saber se sua empresa está realizando a atividade de transporte de produtos perigosos como determina as NRs e as NBRs?  Ou ainda conhecer nosso cronograma de treinamentos especializados para condutores de veículos de transportes perigosos?

Entre em contato conosco: contato@safebr.com.br

Evite multas e contribua para a vida.

 

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *