Anuncio top


Anuncio top


Destaque Segurança do trabalho

Trabalho em ambiente frio requer cuidados especiais

É verão!
Sim. Pelo menos no Brasil até o dia 20 de março predominará as temperaturas elevadas, típicas da estação. Porém, para os trabalhadores que atuam em câmaras frigorificadas ou em ambientes climatizados com baixas temperaturas, a sensação é de viver um rigoroso inverno o ano todo e por isso as ações de SST são fundamentais para garantir a saúde e o bem-estar de todos os envolvidos nesse trabalho.

A grande maioria dos produtos industrializados de origem animal, são submetidos a conservação em temperaturas muito baixas, para aumentar seu prazo de validade, suportar todo processo de manuseio, transporte e garantir que chegue ao público alvo em perfeito estado para o consumo.

Equipamentos de Proteção Individual

Uma pessoa saudável apresenta a temperatura central do seu corpo em torno de 37°C e a exposição ao frio demasiado ocasiona um estresse no organismo.

A perda excessiva de calor pode gerar uma hipotermia, e em casos mais graves, levar a morte. Isso deve ser evitado com o cumprimento das normas de segurança e saúde no trabalho e os procedimentos de prevenção adotados por cada empresa.

Antes de entrar em uma câmara fria é obrigatório o uso dos EPIs apropriados para cada situação, indicados pela Análise de Risco.

Os EPIs mais comuns para esse tipo de trabalho são:

– Calça térmica;

– Jaqueta térmica;

– Luvas térmicas;

– Meias de lã;

– Gorro de proteção da cabeça, orelha e face;

– Calçado de segurança;

– Capacete

Principais Problemas

Quando o corpo perde calor automaticamente vai ocorrendo a diminuição da circulação do sangue e alguns problemas começam a aparecer.

Pés, mãos, pele e aparelho respiratório são as partes mais afetadas com as baixas temperaturas, entre os problemas mais comuns, podemos destacar:

– Reações alérgicas como por exemplo a urticária;

– Algumas lesões na pele, como ulceração;

– Hipotermia, nos casos em que há uma exposição prolongada em ambientes frios;

– Queimaduras;

– Perniose, frostbite, entre outros.

 Pausa Térmica

Toda pessoa que trabalha em uma câmara fria ou atua em ambientes com oscilação de temperatura, movimentando mercadorias, deve realizar a pausa térmica que está prevista no Artigo 253 da CLT.

Depois de uma hora e quarenta minutos de trabalho contínuo, todo trabalhador deve fazer uma pausa de 20 minutos e esse tempo de intervalo precisa ser computado como carga horária de atividade diária.

Esta pausa para a recuperação térmica também leva em consideração a região do país em que a empresa está instalada, a temperatura ambiente e a jornada de trabalho.

É importante que haja placas fixadas nos ambientes, alertando sobre o tempo máximo de permanência continua no local.

Os espaços destinados à essas pausas precisam ter uma estrutura com bancos ou assentos para o descanso dos funcionários e água potável para a hidratação.

Cuidados Gerais

A movimentação de pessoas dentro desses ambientes é restrita, somente pessoas autorizadas e funcionários qualificados para essa função é que podem circular na área.

As sinalizações precisam ser obedecidas com rigor, é preciso respeitar as áreas de acesso à pedestres e as que são destinadas a circulação de empilhadeiras e paleteiras.

É dever de todo empregador, proteger os trabalhadores com o cumprimento da legislação de Segurança e Saúde no Trabalho. É imprescindível a elaboração de documentos como o PPRA, o PCMSO, os AETs, os treinamentos obrigatórios e o uso correto de Equipamentos de Proteção Individual e Coletiva.

Vale ressaltar que a Norma Regulamentadora de número 36 é um parâmetro para as ações que devem ser aplicadas nos serviços em locais com baixa temperatura.

Seja em frigoríficos, indústria de laticínios, supermercados, restaurantes, açougues, centros de distribuição, portos e até mesmo caminhões e contêineres refrigerados.
A Safe conta com uma equipe altamente preparada para elaborar e executar as ações de SST necessárias para cada caso. Entre em contato agora mesmo e solicite uma proposta personalizada para sua empresa.

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *