Anuncio top


Anuncio top


Segurança do trabalho

Trabalho em Altura: Cuidados que preservam sua vida

Toda e qualquer atividade realizada acima de 2 metros de altura, contando a partir da base principal e que apresenta risco de queda do profissional, é classificado como Trabalho em Altura.

No Brasil, a Norma Regulamentadora de número 35 determina os requisitos e medidas de proteção para execução desse tipo de trabalho. A Norma aborda o planejamento, a organização e a execução, de maneira que garanta a segurança e a saúde dos profissionais envolvidos, direta ou indiretamente na atividade.

A Norma não abrange somente o trabalhador que está exercendo sua função em altura, ela envolve também todos aqueles que estão abaixo da atividade e que podem se ferir com a queda do funcionário, de uma ferramenta, ou qualquer outro objeto.

Para exercer a função o trabalhador precisa realizar treinamento teórico e prático com carga horária mínima de 8 horas. Esse curso tem validade de 2 anos e precisar ser revalidado sempre que houver as seguintes situações:

– Alterações nos procedimentos, condições ou operações de trabalho;
– Acontecimento que sinalize a necessidade de novo treinamento;
– Retorno do trabalhador após afastamento por período superior a 90 dias;
– Mudança de empresa.

Além do curso de capacitação, o trabalhador precisa fazer os exames complementares pertinente a realização de atividade em altura, ter seu estado de saúde avaliado por um médico, para ser considerado apto e ter autorização
formal da empresa para a exercer essa atividade.

O colaborador precisa ser bem avaliado por um médico do trabalho, apenas exame físico não é suficiente, é preciso avaliar também se há histórico de desmaios, tonturas, epilepsia, arritmia, uso continuo de algum medicamento, consumo de drogas ou álcool e ao menor sinal de fobia de lugares altos, a pessoa já é considerada inapta para esse tipo de trabalho.

Nada melhor que vivenciar na prática todo conhecimento adquirido em um curso de capacitação profissional, e para isso você pode contar com a Safe.

Com profissionais renomados ministramos cursos presenciais atendendo as exigências da NR 35 em todo o país. Para mais informações e realizar a inscrição acesse o site www.safebr.com.br

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *