Anuncio top


Anuncio top


Saúde do Trabalho

Qual o valor final?

O foco de um supermercado, hipermercado e comércio atacadista é vender, agradar seu cliente e continuar vendendo todos os dias.

Para seguir essa rotina e garantir o crescimento da empresa é necessário organização, comprometimento e uma equipe capacitada, que fará a diferença no dia a dia.

Os operadores de checkout, conhecidos também como operadores de caixa, é uma das funções que requer mais atenção, pois entre pesagem de alguns produtos, registro e pagamento das mercadorias, esses trabalhadores lidam com situações adversas que geram desgaste físico, cognitivo e emocional.

Norma Regulamentadora 17

A Norma Regulamentadora 17 estabelece as principais diretrizes para a aplicação dos conceitos de Ergonomia.

Este é um dos princípios básicos para a produtividade de uma empresa, garantindo a qualidade de vida, saúde e bem-estar dos funcionários.

A ergonomia é o método que ajusta o trabalhador às condições laborais, em uma tentativa de fazer que este permaneça confortável, seguro e produtivo no exercício de sua função. Como consequência, também previne acidentes e doenças do trabalho.

A legislação brasileira trata de diversas precauções que devem ser tomadas para garantir o conforto e segurança do trabalhador.

O anexo I da NR 17 estabelece os parâmetros para adequação das condições de trabalho dos operadores de checkout, visando a prevenção dos problemas de saúde e a segurança relacionados ao trabalho.

O artigo exige que o empregador garanta um assento adequado para manter a postura correta do trabalhador. Assim, evitando posições forçadas prejudiciais à sua saúde durante o exercício da função ou nos descansos, caso trabalhe em pé.

Itens como a forma adequada de manipular as mercadorias, a organização do trabalho e a formação desses operadores, também são tratados neste anexo e precisam ser colocados em prática para evitar problemas de saúde.

LER/DORT

As Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) são enfermidades que se caracterizam por sintomas, geralmente, nos membros superiores, como dor, formigamento, sensação de peso e de fadiga.

Suas causas estão relacionadas à exposição a vibrações, pressão e frio sobre os tecidos, postura inadequada, invariabilidade da tarefa e exigências cognitivas, entre outras.

Os operadores de checkout estão mais suscetíveis a esses problemas devido à postura inadequada durante o desempenho da função, que contribui para o afastamento da atividade laboral e o aumento das despesas médicas, trazendo prejuízos para empregado e empregador.

Por isso que a adequação da NR 17 é extremamente importante para diminuir o surgimento de doenças ocupacionais.

Treinamento

Entre as exigências do Anexo I da NR 17, o artigo 6.1 estabelece que os operadores de checkout precisam receber treinamento antes de iniciar as atividades, com o objetivo de aumentar o conhecimento da relação entre o seu trabalho e a promoção à saúde.

A Safe oferece o treinamento para operadores de checkout e realiza a Análise Ergonômica nos estabelecimentos para garantir que sua empresa esteja totalmente adaptada às leis brasileiras.

Evite multas e garanta a saúde e bem-estar dos seus colaboradores. Entre em contato com a Safe e solicite uma visita técnica em sua empresa.

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *