Anuncio top


Anuncio top


Legislação Qualidade de vida Saúde do Trabalho Segurança do trabalho

Principais orientações para evitar a contaminação dos alimentos

Produzir alimentos nutritivos e saborosos visando a satisfação das pessoas, é o objetivo primordial das empresas alimentícias do país.

Uma maneira de alcançar esse objetivo é combinar qualidade na produção, afinal ter saúde é mais do que a simples ausência de doenças. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, trata-se do estado de bem-estar físico, mental, psicológico e social do indivíduo.

É nesse contexto que algumas orientações básicas fazem toda a diferença para que clientes consumam alimentos seguro e vivam bem.

 

Segurança e Saúde no Trabalho

Quem trabalha com alimentos que serão comercializados precisa levar a higiene pessoal muito a sério, afinal a higiene de quem está manipulando os alimentos afeta de forma direta a saúde de quem irá consumir o produto final.

Além de ser fundamental para o consumidor, manter uma boa limpeza é importante para a segurança e saúde de todos os trabalhadores.

Alguns cuidados básicos fazem toda a diferença e proporcionam as condições básicas de uma alimentação segura e de qualidade.

Lembrando também que como já falamos aqui no blog, atendendo exigências da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, todo funcionário que realiza atividades de manuseio com alimentos, precisa estar em dia com os seguintes exames laborais:

  • Hemograma completo a cada 6 meses;
  • Coprocultura de fezes a cada 6 meses;
  • Coproparasitológico de fezes a cada 6 meses
  • Exame clínico ocupacional para emissão do Atestado de Saúde Ocupacional, o ASO.

Todas essas informações devem constar no Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, o PCMSO, como orientação da Norma Regulamentadora 7.

 

Higiene pessoal

As boas práticas de salubridade fazem bem para a saúde e ajudam a evitar acidentes.

Quem manipula alimentos deve se preocupar com a própria higiene para impedir contaminações durante as etapas de manuseio, produção, armazenamento e comercialização.

As mãos são muito usadas em todo processo, por isso precisam estar sempre limpas, com as unhas curtas e sem esmaltes, além disso elas precisam ser lavadas com regularidade.

 

Equipamentos de Proteção Individual

Sempre siga as regras de orientação para o uso dos Equipamentos de Proteção Individual, os EPIs.

Outro cuidado importante é com a limpeza desses equipamentos, por isso seguem algumas dicas:

– Mantenha os aventais de PVC sempre limpos, ao fim do expediente lave com sabão ou detergente neutro e deixe secar à sombra;

– Mantenha seus calçados de segurança sempre limpos e use meias também limpas, no final do trabalho, deixe ele na sombra e local arejado se possível;

– Luvas descartáveis precisam ser jogadas fora após o uso, porém as luvas de segurança duráveis, devem ser lavados no final do dia, também com sabão neutro e secar a sombra, para garantir sua conservação;

– Se a Análise Preliminar de Risco, a APR, indicar a necessidade de protetores auriculares do tipo concha, a higienização deles também precisa ser feita diariamente com álcool e papel toalha.

Vestuário

Os uniformes precisam ser trocados diariamente, e devem ser lavados após cada uso, importante lembrar que eles devem ser usados somente no ambiente de trabalho para minimizar os riscos de contaminação.

A touca precisa ser colocada antes do uniforme, para evitar que fios de cabelo fiquem soltos nas costas.

Adornos como brincos, pulseiras, relógios, correntes, entre outros, não podem ser usados durante o expediente, pois podem enganchar em máquinas e equipamentos provando acidentes de trabalho, além de aumentar o risco de contaminação dos alimentos. Os adornos devem ser retirados antes da primeira higienização das mãos.

Agora que você já sabe os princípios básicos para evitar a contaminação no manuseio dos alimentos, clique aqui e confira as soluções que Safe oferece para sua empresa se adequar as exigências da Anvisa.

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *