Anuncio top


Anuncio top


Prevenção e diagnóstico do câncer colorretal
Legislação Qualidade de vida Saúde do Trabalho

Prevenção e diagnóstico do câncer colorretal

Câncer colorretal é o nome dado aos tumores que atingem o intestino grosso, conhecido como cólon e o reto.

Tanto homem como mulher são igualmente afetados, sendo uma doença tratável e frequentemente curável quando localizada no intestino, sem extensão para outros órgãos.

As Estimativas de Incidência de Câncer no Brasil de 2018/2019, publicada pelo Instituto Nacional de Câncer, o INCA, apontam que o câncer colorretal em mulheres alcançará a marca de 19 mil casos e nos homens 17 mil, sendo as regiões sul e sudeste do país as mais afetadas com esse tipo de tumor.

 

Principais fatores de risco

Algumas pessoas correm mais risco de desenvolver essas doenças e por isso precisam de mais atenção com os exames preventivos, são elas:

– Pessoas com parente de primeiro grau diagnosticada com esse tipo de tumor antes ou depois dos 50 anos, pode haver uma síndrome hereditária que aumenta bastante o risco;

–  Portadores de doenças inflamatórias do cólon e do reto, como retocolite ulcerativa crônica e doença de Cronh.

– Obesidade, sedentarismo, tabagismo, alcoolismo e uma dieta com alto teor de gordura animal, aumentam o risco do desenvolvimento da doença.

 

Quais são os sintomas?

Os sintomas mais comuns ligados ao câncer de intestino são:

– Sangue nas fezes;

– Diarreia e prisão de ventre;

– Cólica semelhante a menstrual;

– Dor ou desconforto na região abdominal;

– Perda de peso;

– Anemia e fraqueza.

Diante desses sintomas o médico deve ser procurado imediatamente, para que seja investigado as causas e tenha o diagnóstico preciso, já que esses sintomas também podem ser associados a outros problemas de saúde, como úlcera gástrica, hemorroidas, verminose, entre outros.

Detecção Precoce

O câncer colorretal quando detectado em seu estágio inicial possui grandes chances de cura, diminuindo a taxa de mortalidade.

Pessoas com mais de 50 anos devem se submeter anualmente ao exame de pesquisa de sangue oculto nas fezes. Se o resultado for positivo, a colonoscopia deve ser realizada com urgência.

Prevenção

Se a escolha daquilo que comemos influência de modo decisivo na nossa saúde e bem-estar, a combinação de uma dieta balanceada, rica em frutas, vegetais e fibras junto com a prática de atividade física produz resultados ainda mais expressivos.

Somando a uma vida livre de alcoolismo e tabagismo, são consideradas as melhores maneiras de prevenção da doença.

 

Mudança na CLT

Por meio do art. 473 da CLT, todo trabalhador poderá se ausentar do serviço sem perdas no salário, por motivos como casamento, nascimento do filho, falecimento de cônjuge, entre outros.

No dia 18 de dezembro de 2018, através da Lei 13.767/2018 foi incluído o inciso XII ao art. 473, concedendo ao trabalhador, também o direito de faltar no serviço até 3 dias a cada 12 meses, devidamente comprovado, para a realização de exames preventivos de câncer.

Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional

De responsabilidade do empregador o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional é uma obrigatoriedade regulamentada pela NR 7 e auxilia no cumprimento das regras referente a Segurança do Trabalho, saúde e riscos jurídicos que envolvem as relações trabalhistas.

É importante lembrar que podem ser incluídas no PCMSO ações de conscientização e prevenção para doenças que não são relacionadas ao trabalho, como por exemplo a diabetes, a pressão alta, DST/AIDS e a prevenção de diversos tumores, como o de colorretal.

A saúde e bem-estar do colaborador é interesse de todos, por isso se sua empresa ainda não possui o PCMSO, a Safe pode ajudar com toda a implantação necessária. Acesse aqui e saiba mais!

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *