Anuncio top


Anuncio top


Saúde do Trabalho

Os benefícios da higiene e organização no ambiente de trabalho

A qualidade no ambiente de trabalho depende de diversos fatores. Você sabia que a higiene e organização são alguns deles? Um ambiente sujo e desorganizado tem impacto direto no desempenho dos colaboradores.

Por isso, garantir o bem-estar e qualidade tornou-se uma das prioridades das empresas. Um ambiente limpo e organizado permite otimizar espaços, oferecer mais conforto, economizar recursos e ainda evita a proliferação de bactérias causadoras de doenças.

Este é um método eficiente de prevenção e valorização do colaborador. A manutenção do espaço deve ser um esforço de todos, e a conscientização de sua importância de responsabilidade dos empregadores. Seu objetivo é combater doenças profissionais e acidentes de trabalho, eliminando ou reduzindo possíveis riscos.

Riscos causados pela falta de higiene no trabalho

Os riscos podem estar presentes em diversas situações, como poeira sobre mobiliário e equipamentos, banheiros sujos, filtros de ar condicionados sem troca, entre outros. A limpeza constante garante que bactérias e outros agentes nocivos sejam eliminados. Mesmo imperceptíveis, podem causar graves problemas de saúde.

Um funcionário doente significa menos desempenho e até o afastamento de suas funções. As complicações podem ir desde pequenas alergias até tosses, pneumonia e meningite.

Até mesmo a umidade e temperatura inadequadas podem ser riscos para o trabalhador. As baixas temperaturas podem ter sério impacto no corpo, além de que será necessária constante adaptação ao “clima” do ambiente.

Importância de um ambiente limpo

Qual seria o seu sentimento ao chegar na casa de alguém e encontra-la suja e desorganizada? O ambiente corporativo é o cartão de visita para clientes e investidores, devendo sempre passar confiança e credibilidade.

Um ambiente adequado deixa os colaboradores mais confortáveis, auxiliando até mesmo em sua retenção e felicidade no exercício da função. Isso mostra que a empresa se importa com o seu bem-estar e os valoriza. Mesmo os menores ajustes, podem trazer grandes resultados na eficiência e produtividade do trabalhador.

A organização ainda engloba as questões de ergonomia. A empresa deve fornecer mobiliário e equipamentos necessários que garantam sua adaptação e segurança no local de trabalho.

A segurança e higiene do trabalho é uma obrigação legal e social, estabelecida por normas e legislação específica, publicadas pelos órgãos federais competentes.

Implementando as primeiras medidas

Em resumo, é responsabilidade de todos na empresa manter o ambiente de trabalho saudável, contribuindo para a organização e limpeza de todos os espaços e equipamentos. É necessário ainda a elaboração de planejamentos para a contenção ou eliminação de possíveis riscos aos colaboradores. Um ambiente corporativo saudável é o começo de tudo em uma empresa.

 

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *