Anuncio top


Anuncio top


Qualidade de vida Saúde do Trabalho

Obesidade: Um problema de saúde pública

Cada vez mais as pessoas preocupam-se em evitar o excesso de peso, por fatores estéticos ou por motivos de saúde, mas ainda assim o mundo vive hoje a epidemia da obesidade, um problema que cresce em proporções alarmantes.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, a obesidade é um dos maiores problemas de saúde pública no mundo. Há estimativas de que até 2025, aproximadamente 2,3 bilhões de adultos estejam com sobrepeso e mais de 700 milhões, obesos.

Crianças também estão dentro dessa estatística alarmante, podendo chegar a 75 milhões de casos no mesmo período.
No Brasil, os dados mais recentes do Ministério da Saúde apontaram que cerca de 50% da população adulta já se encontra com sobrepeso.

Muitos fatores podem ser considerados causadores da obesidade, como fatores genéticos, hábitos alimentares errados, sedentarismo, além de doenças endocrinológicas como, por exemplo, hipotireoidismo e síndrome de cushing.

A obesidade se não tratada devidamente, pode acarretar sérios problemas, como diabetes, arteriosclerose, hipertensão arterial, riscos de infarto, derrames cerebrais, além de vários outros males.

Tratamento

O paciente deve consultar um especialista para saber qual o fator da sua obesidade e iniciar um tratamento específico para não sofrer dos males causados por esse problema de saúde.
Se a obesidade for exclusivamente decorrente de distúrbio alimentar, então uma nutricionista poderá orientar o paciente a reeducar seus hábitos, para que tenha uma alimentação mais equilibrada. O tratamento e acompanhamento médico é imprescindível.

PCMSO

A obesidade desencadeia uma série de problemas de saúde e muitos deles podem causar o afastamento do funcionário nas suas atividades laborais.
Por isso num ambiente de trabalho a implantação do Programa de Controle Médico de Saúde, é forte aliado para a qualidade de vida e a preservação da saúde.
Por meio do PCMSO as doenças relacionadas ao trabalho e as que não possuem vínculo nenhum, são detectadas de forma antecipada.
Muitas pessoas com sobrepeso ou obesas, desconhecem que já estão desenvolvendo males como o colesterol alto, diabetes, hipertensão, problemas no fígado, entre outros e uma vez diagnosticado, a empresa encaminha o
colaborador para o tratamento adequado, favorecendo o controle e tratamento do problema.

O PCMSO da sua empresa está em dia?
A Safe pode te ajudar!
Solicite seu orçamento agora mesmo.

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *