Anuncio top


Anuncio top


Qualidade de vida

Novembro Azul: O mês mudou, mas a prevenção continua

Chegou novembro e com ele outra campanha em prol da saúde ganha força no país. Agora é a vez do Novembro Azul, criada para conscientizar o público masculino sobre os riscos e prevenções do câncer de próstata.

Números

Pesquisas realizadas pelo Instituto Nacional do Câncer, apontam que o câncer de próstata é o segundo que mais acomete homens no Brasil, ficando atrás apenas do de pele.

São cerca de 70 mil casos por ano, e em 90% deles, a cura é possível, se houver um diagnóstico precoce.

Os números da pesquisa, ainda indicam que a cada 6 minutos um novo caso é diagnosticado no mundo e que 1 a cada 6 homens irão em algum momento da vida desenvolver esse problema de saúde.

Glândula Masculina

A próstata é uma glândula masculina localizada abaixo da bexiga, ela é responsável pela produção de parte da substância que forma o sêmen, estando assim ligada totalmente ao sistema reprodutor do homem.

Para controlar a saúde dessa glândula, dois exames são fundamentais: O PSA, que é medido através de um exame de sangue, e o outro é o toque retal. Os dois exames são indicados anualmente para homens a partir de 50 anos, e somente com a análise do resultado dos dois, é possível ter o diagnóstico preciso da doença.

O câncer nessa região costuma ser silencioso, porém pode acontecer a compressão do canal urinário, gerando dor, incômodo e alteração na cor da urina.

À medida que se envelhece automaticamente os riscos vão aumentando. Homens negros representam um grupo maior de risco e pessoas com histórico familiar.

O tratamento varia de paciente para paciente. A cirurgia continua sendo o melhor tratamento, que geralmente vem acompanhado de sessões de radioterapia. Os índices de cura são bastante altos, principalmente nos que são diagnosticados precocemente.

Novembro Azul

Em 2003 um grupo de amigos na Austrália, se uniu e deixou o bigode crescer, na ocasião, não estava muito na moda, e a ideia era justamente chamar a atenção da população para os cuidados com a saúde masculina.

A “brincadeira” que inicialmente contou com a participação de 30 homens, ganhou força, e assim surgiu o Movember Foundation, uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo, arrecadar recursos financeiros para que mais pesquisas sejam realizadas sobre o câncer de próstata e ajudem no tratamento de homens já diagnosticados com a doença.

A campanha tomou grandes proporções e hoje mais de 20 países participam desse ato de conscientização, prevenção e principalmente de quebra de preconceito, pois muitos homens ainda têm quando o assunto é a realização do exame de toque.

Cuidar da saúde é coisa de homem também!

Novembro Azul – A Safe apoia essa causa!

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *