Anuncio top


Anuncio top


Legislação Qualidade de vida Saúde do Trabalho

Nova regra para grávida em ambiente insalubre

Quando uma mulher está grávida, vários cuidados são necessários para que mãe e bebê tenham uma gestação saudável. Os principais são: o pré-natal, não tomar medicamentos sem orientação médica, manter uma alimentação equilibrada, não fumar, evitar consumo de bebidas alcoólicas e evitar problemas dentários.
A Organização Mundial de Saúde orienta que no mínimo seis consultas, durante a gestação sejam realizadas, sendo que no final se tornem mais frequentes, devido à proximidade do parto.
No pré-natal o médico checará fatores como dor, febre, perda de líquidos, crescimento da altura uterina e peso. Ultrassons deverão ser realizados no período dos nove meses e outros exames são essenciais, logo no início da gravidez, como o de reação para sífilis, HIV, toxoplasmose, hepatite B, papanicolau, diabete e rubéola.

Gravidez x Trabalho

O sonho de ser mãe geralmente vem acompanhado de muitas dúvidas e preocupações, principalmente na vida profissional de cada mulher.
A adaptação de uma grávida ao ritmo de trabalho vai depender muito do tipo de atividade laboral que é realizada.
Ficar muito tempo em pé ou muitas horas sentada, carregar peso, ficar exposta à produtos químicos, são alguns exemplos que podem gerar problemas à saúde da mulher, nesse período.
As empresas precisam estar preparadas para que cada gestante continue trabalhando com segurança e conforto.

Grávidas em local insalubre

Suas colaboradoras trabalham em locais insalubres? No dia 29 de maio de 2019, voltou a valer por uma decisão do Supremo Tribunal Federal, que julgou o caso, a regra que proíbe grávidas e lactantes de trabalharem em local insalubre.
A lei diz que automaticamente, empresas devem afastar gestantes e lactantes de atividades insalubres, sendo readaptadas para exercer o trabalho em local seguro, sem exigência de atestado médico que antes era obrigatório na CLT. A Safe pode te ajudar a se regularizar e oferecer saúde e qualidade de vida para suas colaboradoras, contate-nos.

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *