Anuncio top


Anuncio top


Qualidade de vida Saúde do Trabalho

Meditação: Uma prática ao alcance de todos

A Meditação deve ser um recurso terapêutico complementar à medicina convencional, isso é tão importante, que desde março de 2017, essa técnica somada a outras que promovem a saúde, foram incluídas na lista de serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde, o SUS.

Por meio da Portaria 849/2017 do Ministério da Saúde, pacientes de todo o país podem usufruir dos inúmeros benefícios para o corpo e a mente, todos comprovados por inúmeras pesquisas e estudos realizados no mundo inteiro.

Benefícios

Dez minutos diários já é o tempo mínimo para a pessoa sentir os efeitos da meditação, como a melhora na respiração, no sistema cardiovascular e no sistema nervoso central.

Em muitos casos, doenças como alergia, gastrite e cefaleia, integram um processo psicossomático e, ao trabalhar o estresse por meio da meditação, é possível neutralizar a carga de hormônios que ele dispara no organismo. Porém é importante ressaltar que a meditação não resolve determinados problemas e não substitui tratamentos clínicos.

Vida Profissional

Além dos benefícios para a saúde, a meditação traz melhorias também na vida profissional, principalmente em ambientes corporativos em que há muita pressão.

A prática regular de meditação atua na qualidade do estado interno das pessoas, influenciando positivamente as ações, as decisões, a reflexão e a gestão da ansiedade e do estresse.

Dentre as inúmeras pesquisas realizadas com essa técnica, foi possível comprovar também que a meditação modifica positivamente a maneira como o sistema nervoso reage às pressões, permitindo à pessoa enfrentar os desafios mais complexos com sucesso e satisfação, sem prejudicar a saúde e o bem-estar.

Pausa no Trabalho

Meditar inclui práticas simples, que podem ser feitas em qualquer lugar, durante 10 a 15 minutos. Não exige material algum, apenas sua presença consciente e motivada para realizá-la.

Durante o expediente, reserve uma pequena pausa, feche os olhos, sinta a respiração e imagine que você está em um lugar calmo, como um bosque, um jardim ou uma praia. A prática diária dessa ação trará inúmeros benefícios.

Criar ambientes de trabalho saudáveis dentro de uma empresa, faz parte das ações de Segurança e Saúde do Trabalho. Incentivar a implantação de um programa de bem-estar e qualidade de vida contribui para excelentes resultados, e a meditação é uma das práticas que podem ser aplicadas.

Precisa implantar uma gestão de SST em sua empresa? A Safe pode te ajudar. Entre em contato e solicite uma proposta personalizada para sua empresa.

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *