Anuncio top


Anuncio top


Qualidade de vida Saúde do Trabalho

Hipertensão: O controle pode salvar a sua vida e a dos seus colaboradores

A hipertensão é uma doença crônica degenerativa provocada pela elevação da pressão arterial.

Existem duas formas diferentes do distúrbio: Uma é a hipertensão primária, caracterizada por não haver uma causa conhecida para o aumento da pressão arterial, e a outra é a hipertensão secundária, onde é possível identificar a causa, como problemas renais, distúrbios na artéria aorta, tumores e algumas doenças endócrinas.

Na maioria das vezes, não é possível identificar a causa. Pessoas com herança familiar, indivíduos que sofrem de estresse, que ingerem grande quantidade de sal, que estão acima do peso, não que costumam praticar exercícios físicos e tomam bebidas alcoólicas em excesso, são mais propensas a desenvolver hipertensão

A hipertensão arterial, mais conhecida como pressão alta, é uma doença traiçoeira que ataca lentamente e, muitas vezes, sem apresentar sintomas. Se não for tratada pode causar acidente vascular encefálico, doenças renais e cardíacas, além de afetar a irrigação sanguínea dos olhos, comprometendo a visão.

O tratamento pode ser medicamentoso ou não, e existe atualmente uma série de remédios eficazes para o controle. Por isso, é importante procurar um médico para o diagnóstico preciso e para a indicação de um medicamento adequado.

Como é o tratamento não medicamentoso?

Para um  tratamento sem a necessidade de remédios é importante ter hábitos saudáveis e seguir algumas orientações médicas, como:

  • Tratar a obesidade;
  • Reduzir a ingestão de sal;
  • Aumentar a ingestão de frutas e verduras para obter maior nível de potássio;
  • Limitar a ingestão de álcool;
  • Praticar atividades físicas regulares;
  • Diminuir a ingestão de gorduras saturadas e carboidratos refinados;
  • Parar de fumar.

Como o PCMSO – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional e Levantamento de Perfil Epidemiológico podem ajudar?

Na lista das maiores causas de afastamento do INSS, configuram AVC, infarto e sequelas do AVC, todas ligadas diretamente com a hipertensão arterial.

Isso deixa claro a importância do conhecimento do perfil epidemiológico dos colaboradores e do seu cumprimento ao PCMSO dentro das empresas, não só como um documento elaborado para cumprir exigências legais, mas sim como um importante aliado na promoção da saúde e na prevenção de inúmeras doenças.

A Safe oferece programas de avaliações de perfil epidemiológico, desenvolvimento, coordenação, elaboração, emissão e execução do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, garantindo o bem-estar de todos os seus colaboradores. Entre em contato e solicite um orçamento.

 

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *