Anuncio top


Anuncio top


Destaque Saúde do Trabalho

Higiene pessoal na panificação

Nos últimos dias, por conta da pandemia causada pelo Coronavírus, muito se fala sobre a importância da higienização pessoal, principalmente com os cuidados que devemos ter com as mãos para diminuir os riscos de contaminação.

Na fabricação dos alimentos, esses cuidados sempre foram de extrema importância e precisam de um reforço maior nesse momento.

Vamos abordar hoje a importância da higiene pessoal na panificação, afinal, as boas práticas de salubridade fazem bem para a saúde e ajudam a evitar acidentes.

Quem manipula alimentos deve se preocupar com a própria higiene para impedir contaminações durante as etapas de manuseio, produção, armazenamento e comercialização.

Lavar as mãos

As mãos são muito usadas durante a produção de qualquer alimento, por isso precisam estar sempre limpas, com as unhas curtas e sem esmaltes. Além disso, elas precisam ser lavadas com regularidade.

Ao chegar ao trabalho, na troca de atividades, após utilizar produtos de limpeza, ao usar o banheiro, quando se coçar, tossir ou espirrar, por exemplo, lave bem as mãos, seguindo as orientações sanitárias.

Ao iniciar a higienização, primeiro umedeça as mãos e o antebraço com água, aplique o sabonete líquido bactericida e esfregue as mãos na seguinte sequência:

– Esfregue a palma de cada mão, depois dorso e antebraço;

– Na sequência, esfregue o espaço entre os dedos e o polegar;

– Friccione as polpas digitas e unhas da mão esquerda contra a palma da mão direita (e vice-versa), fazendo um movimento circular, para que as unhas fiquem bem limpas;

– Termine lavando bem as articulações e punhos.

A seguir, enxague bem e seque com toalha de papel descartável. Não use toalhas coletivas e finalize o processe aplicando álcool em gel. Todo esse processo deve durar em torno de um minuto e será esse minuto que fará uma grande diferença na qualidade do que será produzido.

Importante: Não se esqueça de lavar a torneira e fechá-la com toalha descartável, caso a abertura seja manual.

Higienização dos EPIs

Como em todas as atividades, os EPIs são companheiros fiéis na execução do trabalho seguro, e na panificação não é diferente. Siga sempre as orientações de uso dos equipamentos de proteção individual para o trabalho em panificação.

E não se esqueça que a higienização desses equipamentos também é muito importante para eliminar qualquer foco de contaminação. Vejamos algumas dicas:

Aventais – Mantenha os aventais de PVC sempre limpos. Ao final do expediente, lave-os com sabão neutro ou detergente e deixe secar à sombra;

Calçados de segurança – Conserve seus calçados de segurança sempre limpos e não se esqueça de trocar as meias todos os dias. No final do turno, higienize se necessário por fora, deixe num local de sombra e, se possível, arejado;

Luvas – As luvas descartáveis devem ser jogadas fora imediatamente após o uso. Já as duráveis devem ser lavadas ao final do dia com sabão neutro. Deixe-as num local de sombra para que estejam secas e apropriadas para o uso no outro dia;

Protetores Auriculares – No caso de panificadoras que a Análise Preliminar de Risco indicar o uso de protetores auriculares do tipo concha, eles também precisam ser higienizados com álcool e papel toalha após o uso.

Roupas

A troca de uniformes precisa ser diária e sua colocação só pode ser feita no local do trabalho, nada de andar pelas ruas, nem pegar transporte público com uniforme.

A touca precisa ser colocada antes do uniforme, para evitar que fios de cabelos fiquem presos nas roupas e durante o manuseio sejam transferidos para os alimentos.

Brincos, anéis, pulseiras, correntes, todos os tipos de adorno precisam ser retirados antes de começar o trabalho, pois podem enganchar em máquinas e equipamentos, provocando acidentes, sem contar que eles aumentam os riscos de contaminação dos alimentos.

São orientações simples, mas que fazem toda diferença na saúde e segurança de quem produz e de quem consome.

Entre em contato com a Safe e descubra tudo o que podemos oferecer em Segurança do Trabalho e Medicina Ocupacional para seus colaboradores.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *