
Você sabia que com o Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional é possível monitorar doenças não relacionadas ao trabalho, mas que podem gerar problemas se não forem controladas?
Uma delas é o Diabetes Mellitus. Caracterizado pela insuficiência de insulina no organismo, e provoca um aumento excessivo das taxas de glicose no sangue.
A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas e sua função é transportar a glicose, obtida dos alimentos, do sangue até as células, onde ela se transforma em fonte de energia.
O descontrole da glicemia altera os vasos sanguíneos, levando a uma arteriosclerose acelerada, aumentando os riscos de infarto, derrame ou gangrenas em pés e pernas. Além disso é a principal causa de cegueira no mundo.
Diagnóstico
Um exame de sangue, solicitado por um médico pode detectar a doença ou a pré-disposição a ser diabético, porém alguns sintomas também devem ser observados:
– Pressão alta;
– Muita sede;
– Perda de peso;
– Urinar com frequência e em grande quantidade;
– Dores nas pernas;
– Mãos e pés dormentes;
– Problemas sexuais;
– Visão turva;
– Abortos espontâneos, entre outros.
Dados Estatísticos
Cerca de 8,9% dos brasileiros são diabéticos, porém metade desconhece que sofre desse mal. De acordo com informações do Ministério da Saúde, entre 2006 e 2016, o número de brasileiros com diabetes aumentou 61,8%. Nesse mesmo período também foi registrado um aumento de 12% nos casos de óbitos por consequência da doença.
Já dados de pesquisa da International Diabetes Federation (IDF), coloca o Brasil na quarta posição do ranking de países com maior número de diabéticos.
Convertendo em números, mais de 13 milhões de brasileiros sofrem com esse problema de saúde.
PCMSO
Detectando o problema o mais cedo possível e controlando a doença corretamente, pode-se levar uma vida longa e saudável.
E é por isso que num ambiente de trabalho, a implantação do Programa de Controle Médico de Saúde é uma ferramenta importante.
Por meio do PCMSO e do programa de qualidade de vida estabelecido por ele, as doenças relacionadas ao trabalho, e as que não possuem vínculo nenhum, podem ser detectadas de forma antecipada.
Muitos brasileiros desconhecem que sofrem de diabetes e uma vez diagnosticada a doença, a empresa encaminha o colaborador para o tratamento adequado, favorecendo o controle, diminuindo o ausentismo e absenteismo e melhorando sua qualidade de vida.
O PCMSO da sua empresa está em dia?
A Safe pode te ajudar!
Solicite seu orçamento agora mesmo.