Anuncio top


Anuncio top


Qualidade de vida Saúde do Trabalho

Diabetes: O diagnóstico precoce faz toda a diferença

Você sabia que com o Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional é possível monitorar doenças não relacionadas ao trabalho, mas que podem gerar problemas se não forem controladas?

Uma delas é o Diabetes Mellitus. Caracterizado pela insuficiência de insulina no organismo, e provoca um aumento excessivo das taxas de glicose no sangue.

A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas e sua função é transportar a glicose, obtida dos alimentos, do sangue até as células, onde ela se transforma em fonte de energia.

O descontrole da glicemia altera os vasos sanguíneos, levando a uma arteriosclerose acelerada, aumentando os riscos de infarto, derrame ou gangrenas em pés e pernas. Além disso é a principal causa de cegueira no mundo.

Diagnóstico

Um exame de sangue, solicitado por um médico pode detectar a doença ou a pré-disposição a ser diabético, porém alguns sintomas também devem ser observados: 

– Pressão alta;

– Muita sede;

– Perda de peso;

– Urinar com frequência e em grande quantidade;

– Dores nas pernas;

– Mãos e pés dormentes;

– Problemas sexuais;

– Visão turva;

– Abortos espontâneos, entre outros.

Dados Estatísticos  

Cerca de 8,9% dos brasileiros são diabéticos, porém metade desconhece que sofre desse mal. De acordo com informações do Ministério da Saúde, entre 2006 e 2016, o número de brasileiros com diabetes aumentou 61,8%. Nesse mesmo período também foi registrado um aumento de 12% nos casos de óbitos por consequência da doença.

Já dados de pesquisa da International Diabetes Federation (IDF), coloca o Brasil na quarta posição do ranking de países com maior número de diabéticos.

Convertendo em números, mais de 13 milhões de brasileiros sofrem com esse problema de saúde.

PCMSO 

Detectando o problema o mais cedo possível e controlando a doença corretamente, pode-se levar uma vida longa e saudável. 

E é por isso que num ambiente de trabalho, a implantação do Programa de Controle Médico de Saúde é uma ferramenta importante.

Por meio do PCMSO e do programa de qualidade de vida estabelecido por ele, as doenças relacionadas ao trabalho, e as que não possuem vínculo nenhum,  podem ser detectadas de forma antecipada. 

Muitos brasileiros desconhecem que sofrem de diabetes e uma vez diagnosticada a doença, a empresa encaminha o colaborador para o tratamento adequado, favorecendo o controle, diminuindo o ausentismo e absenteismo e melhorando sua qualidade de vida.

O PCMSO da sua empresa está em dia? 

A Safe pode te ajudar!

Solicite seu orçamento agora mesmo.

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *