Anuncio top


Anuncio top


Saúde do Trabalho

Dezembro Vermelho: O ano está acabando, mas a prevenção continua

Dezembro chegou e com ele mais uma cor é usada na área da saúde para alertar a população sobre cuidados e prevenções.

Dessa vez é o Dezembro Vermelho, campanha nacional criada com o intuito de informar as pessoas sobre os sintomas, perigos e formas de prevenção contra a AIDS.

A doença é provocada pelo vírus HIV, sigla em inglês de human immunodeficiency virus. A Campanha foi criada pelo Ministério da Saúde para apoiar o dia internacional de luta contra a doença, celebrado em 1° de dezembro.

As principais formas de transmissões do vírus são por meio de relações sexuais sem o uso de preservativo, transfusões de sangue e o uso compartilhado de seringas e agulhas.

O HIV ataca o sistema imunológico, que atua na defesa do organismo, deixando a pessoa portadora do vírus enfraquecida e sujeita a desenvolver diversas doenças e infecções.

Até o momento não foi descoberta a cura da AIDS, porém o avanço na medicina já possibilita que a doença seja controlada com medicamentos que inibem a evolução.

O tratamento possibilita que a pessoa contaminada pelo vírus possa ter mais qualidade de vida e continue realizando suas atividades normalmente. Outro benefício do tratamento é a diminuição da transmissão.

De acordo com o Ministério da Saúde, a perspectiva de vida de uma pessoa que descobre a doença precocemente e inicia o tratamento é semelhante à de uma pessoa saudável dentro da mesma faixa etária.

Sintomas

Os sintomas provocados pelo HIV podem variar de pessoa para pessoa e também depende da fase de infecção, lembrando que muitas vezes as pessoas desconhecem que são soropositivas.

Geralmente na fase inicial os sintomas são:

– Garganta arranhada;

– Tosse seca;

– Dor de cabeça;

– Dor nos músculos;

– Dor nas juntas;

– Bolinhas vermelhas, feridas ou úlceras na pele;

– Diarreia, náuseas, vômitos;

– Espessamento das unhas

Já em casos mais avançados é possível que a pessoa desenvolva meningite, tuberculose e alguns tipos de tumores, que podem levar a óbito.

Diagnóstico

O diagnóstico do HIV é detectado por testes rápidos, através de coleta de sangue ou fluido oral. Os exames estão disponíveis gratuitamente no Sistema Único de Saúde, o SUS.

SIPAT

A conscientização sobre a prevenção da AIDS precisa acontecer o ano inteiro e dentro das empresas é importante que essas ações sejam promovidas por meio da Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho.

A SIPAT é uma das atividades obrigatórias que deve ser desenvolvida anualmente pela CIPA, em conformidade com a Portaria n°3.214, NR – 5, item 5.16.

Nunca se esqueça: Toda prevenção nunca é demais quando o assunto é sua saúde.

Dezembro Vermelho – A Safe apoia essa campanha.

 

 

 

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *