Anuncio top


Anuncio top


Destaque Qualidade de vida

Coronavírus: O que você precisa saber

No dia 31 de dezembro de 2019, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recebeu o primeiro alerta sobre casos de pneumonia de origem desconhecida identificados na cidade chinesa de Wuhan. Em janeiro de 2020, a China divulgou a causa destas infecções: uma nova cepa do coronavírus (2019-nCoV ou CODVID-19).
Desde então, o expressivo crescimento no número de pessoas infectadas, aumento de mortos, alastramento da epidemia em diversos países e o fato de que a doença ainda não possui vacina ou tratamento específico fizeram o medo se espalhar pelo mundo.
Na quarta-feira (26), o governo brasileiro confirmou o primeiro caso de um indivíduo, vindo da Itália, que testou positivo para o coronavírus em São Paulo. No Brasil, ainda há 132 casos suspeitos de coronavírus e outras 213 notificações que não chegaram a ser analisadas pelos técnicos.

Suspeita de casos por estado
Os 132 casos suspeitos de coronavírus foram identificados em diferentes estados brasileiros até o momento, sendo eles: São Paulo (55), Rio Grande do Sul (24), Rio de Janeiro (9), Santa Catarina (8), Paraná (5), Distrito Federal (5), Minas Gerais (5), Ceará (5), Rio Grande do Norte (4), Pernambuco (3), Goiás (3), Mato Grosso do Sul (2), Paraíba (1), Alagoas (1) e Bahia (1) e Espírito Santo (1).

Como evitar a contaminação?
– Procure lavar as mãos com álcool gel 70% ou com água e sabão
– Ao espirrar ou tossir, cubra o nariz e a boca

Sintomas
Os coronavírus (CoV) são uma grande família viral que causam infecções respiratórias em humanos e animais. De acordo com dados da OMS, 80% dos casos são leves e seus sintomas são semelhantes aos de uma gripe comum. Se por um lado as crianças não constam entre as principais vítimas do vírus, os idosos portadores de doenças crônicas são os principais infectados.
Entre os sintomas do coronavírus estão:
– Febre
– Dor de garganta
– Congestão nasal
– Corrimento nasal
– Tosse seca
– Dores
– Cansaço
– Diarreia

Quando devo procurar ajuda médica?
Caso apresente algum dos sintomas acima, deve-se procurar ajuda médica. Se houve contato, há menos de 14 dias, com pessoas que estiveram em países como China, Alemanha, Austrália, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Camboja, Emirados Árabes, Filipinas, França, Irã, Itália, Japão, Tailândia, Vietnã ou Singapura, ainda que não apresente os sintomas mencionados, é recomendável procurar um médico.

Transmissão
A contaminação do coronavírus ocorre das seguintes formas:
– Através de gotículas;
– Pelo contato próximo (aproximadamente 2 m) com uma pessoa infectada;
– Por meio do contato com as secreções sem proteção.

Outras dicas
Caso seja possível, evite viajar a países em que há grande incidência de coronavírus. Se não for possível evitar a viagem, redobre sua atenção com a higiene das mãos, evite multidões e siga as recomendações de proteção.
A confirmação do primeiro caso no Brasil não é motivo para pânico. Conte com a Safe para se manter informado e atualizado sobre assuntos relacionados à saúde.

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *