Anuncio top


Anuncio top


Segurança do trabalho

Construção Civil: Os cuidados no canteiro de obras

Ter a casa própria é o sonho de consumo de qualquer pessoa e, para a realização desse sonho, a indústria da construção civil tem papel fundamental.

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção, a CBIC, prevê um avanço de 3% para 2020 no setor, o que deve gerar em torno de 200 mil empregos.

E, como em todos os lugares, no canteiro de obras não é diferente: Segurança em primeiro lugar. Afinal, menos acidentes, mais qualidade de vida para os operários.

O primeiro passo para garantir a segurança de todos é a implantação do Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria de Construção, o PCMAT, que só pode ser elaborado e executado por um profissional legalmente habilitado na área de segurança do trabalho e deve ser implantado junto o engenheiro da obra.

PCMAT

Se houver mais de 20 funcionários trabalhando, o Programa é obrigatório. Ele está previsto no item 18.3 da Norma Regulamentadora 18 e deve atender também a NR 9.

A Norma abrange a prevenção e riscos ambientais provocados por agentes físicos, químicos e biológicos, além de acidentes e fatores ergonômicos.

Documentos que integram o PCMAT

Encontra-se no Memorial as condições, o ambiente de trabalho, a descrição dos possíveis riscos de acidentes e de doenças e as medidas preventivas de cada uma delas.

O projeto de proteção coletiva e as especificações técnicas das proteções individuais também precisam constar no documento.

Lembre-se da planta da obra. Lá estão todos os detalhes do canteiro, informações sobre local das gruas e elevadores, as áreas de armação, carpintaria, betoneiras, almoxarifado e a área de convivência dimensionada para a quantidade de trabalhadores.

É importante que no PCMAT tenha um “Programa Educativo” que aborde a temática de prevenção de acidentes e doenças do trabalho. O treinamento precisa ser admissional e periódico.

O treinamento admissional deve ter carga horária mínima de 6 horas e o periódico deve ser ministrado sempre que necessário e no início de cada fase da obra.

Como organização também faz parte da proteção, o PCMAT também precisa de um cronograma com as datas e as medidas preventivas que devem ser implantadas.

Ainda tem dúvidas de como implantar o PCMAT? A Safe te ajuda. Entre em contato e descubra todas as soluções em SST que oferecemos para resguardar sua obra.

 

 

 

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *