Anuncio top


Anuncio top


Qualidade de vida Saúde do Trabalho

Colesterol: Saiba como combater esse fantasma

O colesterol é apontado como um dos vilões que assombram o homem moderno.
Chamado popularmente de gordura no sangue, e apesar dos prejuízos que seu excesso causa ao organismo, ele é uma substância essencial para a vida, pois estoca nossa energia, participa na formação da membrana que envolve as células, na fabricação da bílis, dos hormônios sexuais, da cortisona e da vitamina D.
Como o colesterol é uma gordura e não se mistura a outros líquidos, ele é insolúvel no sangue e, para cumprir suas funções no organismo precisa da ajuda de outras substâncias.

O mocinho e o vilão

O colesterol é transportado no sangue em diferentes pacotes chamados de lipoproteínas. A porção do LDL (Low Density Lipoprotein ou lipoproteína de baixa densidade) ajuda o colesterol a entrar nas células provocando o excesso
que é acumulado nas artérias formando placas de gordura.
Por outro lado, a porção do HDL (High Density Lipoprotein ou lipoproteína de alta densidade) remove o colesterol das células e facilita sua eliminação do organismo.
É daí que vem os nomes mau colesterol (LDL) e bom colesterol (HDL). A ciência aponta que de 70% a 80% do colesterol que circula no sangue é produzido pelo fígado, e o restante provém de alimentos de origem animal
como o consumo de carnes por exemplo.
O fígado, quando saudável, responde pelo colesterol que produz, ou seja, controla seus níveis, mas transforma a gordura, proveniente da alimentação, em colesterol causando, na maioria das vezes, seu excesso no organismo.
Ao contrário do que se imagina nem sempre apenas uma dieta alimentar, é suficiente para resolver o problema. Em muitos casos é preciso recorrer a remédios para auxiliar nessa redução do colesterol no organismo.

Colesterol mata?

Assim como acontece com o diabete e a hipertensão, que já falamos aqui no blog, não se morre de colesterol, mas em decorrência das complicações acarretadas, já que ele favorece o acumulo de placas de gorduras nas paredes
das artérias, dificultando a passagem do sangue, o que pode ocasionar acidentes vasculares graves como derrames e infartos, muitas vezes fatais.
O colesterol é um problema crônico e, na maior parte dos casos é genético, o tratamento com orientação médica é a forma eficaz de frear suas devastadoras ações sobre o organismo.

Grupos de risco x Tratamento

Homens acima dos 40 anos e com histórico familiar são as vítimas preferidas dos males causados pelo colesterol alto.
Porém o grupo de risco é muito maior do que se imagina, e para saber se você pertence a esse grupo, observe alguns fatores, como idade, geralmente homens a partir dos 45 anos e mulheres com 55 anos, são mais propensos a
desenvolver o problema. Fatores como pressão alta, estresse, sedentarismo, tabagismo e obesidade contribuem para que a pessoa tenha um colesterol alto.
O melhor tratamento ainda continua sendo a mudança nos hábitos de vida, com a prática regular de exercícios físicos, uma dieta equilibrada, com a inclusão de alimentos saudáveis, evitando o consumo de frituras e gorduras.
Lembrando sempre que o médico deve ser procurado para o diagnóstico e a indicação do melhor tratamento, pois em alguns casos é necessário a ingestão de medicamentos para o controle do colesterol.

PCMSO

Detectando o problema o mais cedo possível e controlando a doença corretamente, pode-se levar uma vida longa e saudável.
E é por isso que num ambiente de trabalho a implantação do Programa de Controle Médico de Saúde é uma ferramenta importante.
Por meio do PCMSO as doenças relacionadas ao trabalho e as que não possuem vínculo nenhum, são detectadas de forma antecipada.

Muitos brasileiros desconhecem que estão com o colesterol alto e uma vez diagnosticado, a empresa encaminha o colaborador para o tratamento adequado, favorecendo o controle e tratamento do problema.
O PCMSO da sua empresa está em dia?
A Safe pode te ajudar!
Solicite seu orçamento agora mesmo.

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *