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Qualidade de vida

5 dicas importantes que ajudam a preservar a sua voz

O uso incorreto, abusivo ou excessivo da voz pode causar vários problemas nas cordas vocais.

Os sintomas mais comuns são ardor, pigarro, rouquidão, irritabilidade, dor no pescoço, dificuldade em engolir e cansaço ao falar, além de variações no tom de voz.

Você pode evitar todos esses problemas. Basta tomar alguns cuidados e usar a voz de maneira adequada.

Confira algumas medidas básicas, mas fundamentais, que irão ajudá-lo no dia-a-dia a preservar a sua saúde vocal e a se prevenir de problemas:

 

Dicas para o seu dia-a-dia

– Beba pelo menos dois litros de água por dia, de maneira intercalada, principalmente se a atividade laboral exigir muito da fala;

– Mantenha uma postura adequada das costas e da cabeça. Se você trabalha com computador, procure ajustar a altura do teclado e do monitor, de forma que as costas permaneçam apoiadas e a cabeça em posição neutra, no eixo;

– Procure comer maça e frutas cítricas, elas têm propriedades adstringentes que auxiliam na absorção do excesso de secreção e ajudam a limpar a boca e a faringe, deixando a voz limpa e clara;

– Use roupas macias e confortáveis, principalmente na região do pescoço e da cintura. Dessa forma é preservada a livre movimentação da laringe e do diafragma;

– Fale pausadamente, nem muito baixo ou alto, e respire, evitando a emissão de frases longas. A voz é o resultado do equilíbrio entre a força do ar que sai dos pulmões e a força muscular da laringe. Se houver uma desigualdade a voz sofrerá alterações.

É importante citar que alguns itens podem ser prejudiciais para a saúde vocal e também devem ser evitados, como:

– Variações bruscas de temperatura do ar e dos líquidos ingeridos;

– Fumar e tomar bebidas alcoólicas;

– Tomar café em excesso;

– Comer chocolates e bebidas lácteas, principalmente antes do uso intensivo da voz;

– Balas de menta ou hortelã que trazem a ilusão de que “refrescam”;

– Automedicação.

Preserve a sua voz, ela é uma importante ferramenta de trabalho.

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