Gestão de Saúde Ocupacional

Medicina do Trabalho

É uma especialidade médica que atua nas empresas, visando manter e preservar a integridade física e a saúde dos trabalhadores. Suas diretrizes estão contidas nas normas regulamentadoras, representada  pela NR7 (NR-7 – Guia Trabalhista).

O médico do trabalho é responsável pelo acompanhamento do PCMSO, elaboração de exames ocupacionais (admissional, periódico, mudança de função, retorno ao trabalho e demissional) e levantamento da necessidade de realização de exames complementares, de acordo com os riscos que o trabalhador está exposto em suas atividades profissionais.

O que é Saúde Ocupacional?

O conceito de Saúde Ocupacional veio para expandir as funções e atividades da Medicina do Trabalho profissionais de várias áreas, como RH, Engenharia, Segurança do Trabalho, Medicina e Enfermagem, todos preocupados com a segurança e a saúde dos trabalhadores.

Por meio de mapeamento da empresa, identificação das áreas de risco e definições de medidas coletivas de proteção, como indicação da utilização de equipamentos de segurança individual (EPI´s), pelas equipes de engenharia e de segurança do trabalho, a área de Medicina do Trabalho ganha respaldo para identificar os exames complementares necessários para o acompanhamento da saúde dos trabalhadores.

Benefícios da Gestão de Saúde Ocupacional

Os empregadores têm constatado que os serviços de saúde ocupacional trazem muitos benefícios para a empresa. Um funcionário com saúde produz mais, tem mais motivação e comprometimento, gerando produtos e serviços de melhor qualidade.

Os funcionários têm acompanhamento médico, exames e assistência de psicólogos, na empresa.

Todas as despesas com exames médicos e ambulatoriais, oriundos dos programas de saúde, são por conta do empregador.

Nossa área de Medicina do Trabalho oferece serviços com alto padrão de qualidade para:

  • Implantação e acompanhamento do PCMSO.
  • Exames ocupacionais.
  • Exames complementares como audiometria e acuidade visual.
  • Programas de saúde.
  • Acompanhamento do absenteísmo.
  • Perícias médicas.
  • Emissão de laudos.
  • PCA (Programa de Conservação Auditiva).
  • PCR (Programa de Conservação Respiratória).

PCMSO – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional

Com o objetivo de promover e preservar a saúde do conjunto dos seus trabalhadores, nosso serviço oferece coordenação técnica, elaboração, emissão e execução do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional. Consideramos as questões incidentes sobre o indivíduo e a coletividade, privilegiando o instrumental clínico-epidemiológico na abordagem da relação entre a saúde e o trabalho.

Gestão de Ambulatórios

No dia a dia operacional promovemos a saúde e protegemos a integridade do trabalhador no local de trabalho, mantendo o entrosamento permanente com a CIPA, valendo-se como agente multiplicador, analisando suas observações e solicitações e propondo soluções corretivas e preventivas, conforme o disposto nas Normas Regulamentadoras.

Gestão e Operacionalização de Campanhas de Vacina

A Safe oferece à sua empresa toda a gestão de Campanha de Vacinação, colaborando na definição do melhor parceiro detentor da vacina, aplicação do gesto vacinal, controle e gestão do próximo vencimento.

Saúde Ocupacional

Temos o compromisso de cuidar de pessoas, por isso envolvemos as principais práticas do mercado de saúde ocupacional para atender plenamente às regulamentações vigentes, integrando com outros serviços geridos pela saúde corporativa.

Fator Acidentário de Prevenção

Programa de acompanhamento e gestão técnica especializada em Saúde e Segurança do Trabalho, dos atestados e dos afastamentos médicos previdenciários, com controle eficaz por doença e perfil epidemiológico dos trabalhadores, gerando relatórios e estratégias.